quinta-feira, 20 de maio de 2010

PERGUNTE PRA BIL: Qual a visão dos Homossexuais a respeito da homofobia no país e no mundo?


E aí galera....quanto tempo né???Queria pedir mil desculpas pela ausência da coluna na semana passada!!!Tive, vamos dizer problemas técnicos!!!!Mas voltamos com tudo!!!

Como muitos devem saber, esta semana comemoramos o Dia Internacional contra a Homofobia, precisamente dia 17. E claro tivemos a Primeiríssima Marcha Nacional contra a Homofobia, qeu tenho o prazer de dizer, aconteceu na minha querida cidade Brasília no dia 19!!!!

A luta nunca pára!!!


Bem, indo na mesma direção essa semana temos a pergunta da nossa leitora Maria das Dores:

Qual a visão dos Homossexuais a respeito da homofobia no país e no mundo?

Quais argumentos ou críticas o grupo poderia citar para defender a causa e garantir a segurança dos homossexuais no País?


Não deixem de comentar...sua opinião é essencial !!!










Qual a visão dos Homossexuais a respeito da homofobia no país e no mundo? 

Quais argumentos ou críticas o grupo poderia citar para defender a causa e garantir a segurança dos homossexuais no País?


No meu ponto de vista, que é muuuuuuuito superficial sobre este assunto, não posso falar sobre o país porque só moro em um lugar dele. Acho que aqui em Brasilia, por ser a capital do país, e por ser
muuuuuuito nova, as pessoas não são tão preconceituosas. Não é como em São Paulo que se você tem a cor do cadarço diferente você é considerado de uma tribo e merece apanhar até a inconciência. Se você for bil então é o corpo na vala.
E quanto a defender a causa, eu agradeço quem o fez para eu não morrer apedrejado na rua, mas não sou do tipo que levanta a bandeira. E acho que se eu sou tão diferente das outras pessoas a ponto de não merecer os mesmos direitos, porque eu tenho que pagar imposto igual a todos? Se eu sou menos favorecido eu deveria pagar menos impostos, não é verdade??











Qual a visão dos Homossexuais a respeito da homofobia no país e no mundo? 

Quais argumentos ou críticas o grupo poderia citar para defender a causa e garantir a segurança dos homossexuais no País?


Sou HT, vou responder por minha ótica em relação ao assunto.

No meio HT esse assunto é bem diverso, mais infelizmente ainda existe muita homofobia. No entanto, acredito que a cada dia que passa a opção sexual das pessoas vem sido mais aceita e consequentemente respeitada.
Falo isso, pq me lembro que há uns 10 anos atrás era muito difícil você ver um Homossexual assumido, convivendo de forma harmoniosa com toda sociedade. Eu mesma costumo dizer, que se antes tive um amigo(a) gay não sabia, pq antes os gays tinham um receio muito grande e medo de não serem aceitos por sua opção sexual.
Hoje em dia, não é dificil vermos, convivermos com gays e afins, assumidos ou não e a opção da pessoa
ser aceita com mais naturalidade. Isso tudo se deve aos movimentos em defesa da diversidade sexual que vemos com grande frequência, e principalmente aos gays e afins que não só batem no peito e assumem sua opção sexual quando tem as paradas gays e outros movimentos, mais principalmente no dia-a-dia, não tem vergonha de assumir quem é, esses sim acredito serem os maiores responsáveis por essa aceitação tanto da sociedade quanto a diversidade sexual.
A mídia também tem ajudado bastante nesse assunto; a última edição do BBB trouxe 2 gays e 1 lésbica para a casa de milhares de brasileiros, e com isso os ignorantes no assunto puderam acompanhar o dia-a-dia deles e ver que a vida é normal como de todos nós sem grandes diferenças.
Acho que a causa não deve ser defendida apenas pelos grupos militantes da causa e afins, acho que deve existir um movimento com maior visibilidade por parte dos HT também, e não serem simpatizantes só no nome, mais levar as informações corretas e desmistificar opiniões errôneas dos ignorantes acerca do universo LGBT e outras siglas (hehehehe) porque não adianta os militantes defenderem as causas para os HT se eles não absorverem as informações.
E já tramita na câmara um projeto de lei que prevê punições para casos de homofobia em especial, o que vai dar um grande embasamento para todo o movimento a favor da diversidade sexual; já que, infelizmente ainda existem homofóbicos ignorantes que não são capazes de entender por argumentos e fatos que existe sim uma diversidade sexual e ela deve ser respeitada, quer seja pelos meios legais, quer ele fique mofando na cadeia por um bom tempo, aí quem sabe com a mente livre pessoas assim vão ter tempo suficiente de refletir e rever seus conceitos!!!









Qual a visão dos Homossexuais a respeito da homofobia no país e no mundo? 

Quais argumentos ou críticas o grupo poderia citar para defender a causa e garantir a segurança dos homossexuais no País?

Homofobia é discriminação, seja onde for.
É triste saber que até hoje muitas pessoas esperam ter um mundo melhor e com igualdade, mas não conseguem respeitar o próximo. É fácil julgar os outros e falar sobre o que não se entende, com informações infundadas e o pior de tudo é utilizar meios religiosos para incentivar o preconceito e a discriminação. 

Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação está na nossa Constituição federal então devemos utilizar isso como escudo, pois todos somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.
Como uma forma de defender a causa e garantir a segurança, temos hoje o projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/2006, que propõe a criminalização da homofobia, porém, apesar dos intensos esforços e conquistas do Movimento LGBT Brasileiro em relação ao PLC 122, ainda assim, ele precisa ser votado no Senado Federal.
Acredito que para melhoria de todos os tipos de relações, o respeito precisa ser transformado em atitude e colocado em prática todos os dias.









Qual a visão dos Homossexuais a respeito da homofobia no país e no mundo? 

Quais argumentos ou críticas o grupo poderia citar para defender a causa e garantir a segurança dos homossexuais no País?


É preciso cautela ao responder essa pergunta, para que não pequemos pela inocência. Quando estamos no armário, nossos medos fazem com que criemos uma imagem muito cética de tudo. Vemos a situação dos homossexuais com os olhos da sociedade que observa atentamente á esse grupo de “deslocados socialmente”. Vemos claramente o preconceito cravado nas convicções ultra-conservadoras das pessoas. O nosso medo procura rostos, vozes e atitudes reprovadoras. A homofobia cintila aos nossos olhos.
Depois de assumirmos e assim nos sentirmos como parte desse grupo, acabamos enxergando a situação sob um prisma diferente. Inicialmente enxergamos mais claramente a nuvem homofóbica que paira sobre nosso grupo. Depois de um tempo, na maior parte dos casos, colocamos uma venda colorida sobre nossos olhos e deixamos de refletir sobre nossa verdadeira situação. Acabamos perdendo a capacidade de sentir o perigo por estarmos cercados por pessoas gls. Nos sentimos seguros, e criamos a ilusão de que nossa situação está muito bem, obrigado.

A verdade é que a cada dia fortalecemos o casulo que existe ao redor de nós, e passamos a ter dificuldade em perceber a verdadeira realidade dos homossexuais neste país. Vez ou outra vemos uma notícia que parece animadora, como o recente caso do casal sulista de lésbicas que obteve o direito de registrar seus dois filhos. O caso foi julgado no STJ, e ganhou repercussão por ter sido a primeira vez que um tribunal superior reconhece esse direito.

A notícia se alastra como fogo, e faz com que vários casais homoafetivos tenham esperança de adotar uma criança. Reconheço sim que é uma grande vitória, mas eu me permito registrar que este casal conseguiu sua primeira vitória em 2005, na Vara da Infância e Juventude de Bagé e o MP estadual recorreu. O motivo? Bom, foi aquele papo de que a lei não reconhece nossa união com pessoas do mesmo sexo, e sendo assim não poderíamos adotar. Seria isso mesmo ou teria sido um pequeno (pequeno?) preconceito arraigado no nosso querido promotor?

O caso foi parar no TJRS, onde nossas companheiras conseguiram nova vitória. O que fez o MP? Recorreu lógico. Chegamos então ao STJ, onde novamente ganharam. Onde quero chegar? Este casal está a cinco anos lutando para ter esse direito. São cinco anos de luta vendo o MP trabalhar contra você e a família que você instituiu. Não bastasse nossa sociedade retrógrada, ainda temos órgãos estaduais e federais lutando para que não tenhamos reconhecidos nossos direitos.

A visão do nosso querido MP estadual não difere muito daquela dos nossos representantes. Para eles somos uma parcela muito útil do eleitorado, e fácil de agradar. Promessas como aprovação de leis contra a homofobia pipocam no período eleitoral. Depois de eleitos sentem um peso muito grande em levantar nossa bandeira, e convenientemente nos deixam de lado. Vemos países como Holanda, Canadá, Espanha, e muitos outros na vanguarda da luta pelos direitos iguais de seus cidadãos. Já no Brasil temos que nos conformar com um Estado que não é laico e por muitas vezes oportunista.

Nossa situação no país tem melhorado? Sim, mas a passos curtíssimos, quase imperceptíveis. Falta muito para que tenhamos nossos direitos reconhecidos e sermos igualmente amparados por nossa querida constituição. Enquanto isso não ocorre, continuamos na luta.

É interessante como a sociedade vê a situação dos direitos homossexuais de forma distorcida. Se queremos direito a casamento, acham que vamos entrar nas igrejas com véu e grinalda. Se queremos uma lei que nos proteja contra a discriminação, acham que queremos o aval para desrespeitar sem sermos desrespeitados.
Não queremos invadir o espaço de ninguém, tampouco causar todo esse tumulto que é disseminado pelos que são contra nossos direitos. O que queremos, como brasileiros, como trabalhadores, contribuintes e também responsáveis pelo desenvolvimento desse país é ter assegurado direitos que hoje nos são negados.

Tampouco queremos uma lei que impeça sua liberdade de expressão. Queremos sim uma lei que vise coibir atos discriminatórios e que puna as pessoas que insistem em taxar um grupo de cidadãos de forma vexatória e discriminatória. Não acho que deva ser tirada a liberdade de expressão das pessoas, mas essas precisam aprender a mostrar seu ponto de vista sem a violência verbal e física que hoje vemos.

Há homossexuais MORRENDO por serem homossexuais. E este claro caso de xenofobia precisa ser combatido e erradicado. 









Qual a visão dos Homossexuais a respeito da homofobia no país e no mundo? 

Quais argumentos ou críticas o grupo poderia citar para defender a causa e garantir a segurança dos homossexuais no País?


A visão dos homossexuais(leias-se TODOS) é muito imprecisa. Sei que não só eu, mas muitos outros LGBT lutam diariamente para acabar com esse mal que nos atinge.
Toda essa situação de homofobia tem gerado inúmeros debates perante a sociedade e entre acordos e divergências o que vemos é uma descarada, para não dizer descaradíssima maneira de abafar as coisas. Como dizemos no meio LGBT, a sociedade faz a linha SONSA!
O que me impressiona nessa situação toda é que vivemos em um estado que se diz LAICO (para quem não conhece a palavra, significa que as decisões do Estado não tem interferências religiosas). 
Isso é no mínimo cômico né minha gente??
Um Estado LAICO que tem uma bancada chamada EVANGÉLICA dentro da Câmara???Candidatos que usam seus títulos de Padre, Pastor, Bispo como nomes de Campanhas Eleitorais????Usar como motivo para não aprovação de um projeto de lei a desculpa de interferência na  Liberdade de Culto???Por favor!!!...Estado LAICO, só se for com ênfase na última sílaba: Estado CÚ!

É importante ressaltar que a situação de homofobia existe, muito em parte pela irracionalidade de alguns, mas também pela falta de interesse de todos (HÉTEROS E LGBTs) em entender, assimilar, ou mesmo parcialmente reparar na cultura LGBT. A falta de entendimento quanto aos nosso quereres ocasiona muito problema e o repasse de informações incorretas.
Só para citar rapidamente:

Brigamos pela aprovação do casamento entre LGBTs, não para entrarmos de véu e grinalda na Igreja, mas sim para termos garantidos nossos direitos enquanto casal!Ou você acha mesmo que só a cerimônia pomposa do religioso já garante sua pensão, sua divisão de bens???Casar de vestido ao som da marcha nupcial não está previsto em lei não kéridos..qualquer um pode!

As paradas gays não são um Carnaval Gay onde as pessoas vão apenas para beijar na boca!!!Há sim muitos que fazem só isso e com aquela ajudinha da mídia o que se mostra  é SÓ isso. Mas vocês acham mesmo que todo o trabalho de colocar nas ruas, ano após ano, uma Parada é só para que as pessoas flertem? Que as pessoas chegam no governo de sua cidade, começam a beijar na boca e ganham os recursos para organizar a Parada???Acho que não né???

Gay, Lésbica, Travesti, Transsexual, DragQueen não são a mesma coisa!!!Muito em comum, mas cada um com suas particularidades.

Gay não é sinônimo de cabeleireiro;
Travesti não é sinônimo de puta;
Lésbica não é sinônimo de mulher mal comida;

E por aí vai....Um pouquinho de esforço já é suficiente para que você desmistifique certos preconceitos...Não dói nada!!!
Acho que o ponto principal é fazer a sociedade do dia a dia, isso mesmo, aquela que tá na sua parada de ônibus, que limpa o prédio que você trabalha, que vende o seu primeiro carro, que te dá um emprego, entender o que é ser um LGBT....Não é uma escolha, não é um dom, não é uma dádiva, não é uma doença...é simplesmente uma característica....como ser grande, bonito, morena, tímida....
Minha gente, a homofobia mata!!!!E isso não é só porque o cartaz da campanha diz não....Façam uma coisinha rápida: digitem no google HOMOFOBIA...e vejam o que aparece....melhor ainda...se for dar muito trabalho deixo um link aqui de um dos vários casos que já vi....CLIQUE AQUI......Depois você me diz se é sensacionalismo querer ter DIREITO A VIDA!




 

Qual a visão dos Homossexuais a respeito da homofobia no país e no mundo?

Quais argumentos ou críticas o grupo poderia citar para defender a causa e garantir a segurança dos homossexuais no País?

A respeito da homofobia tenho uma simples,mas abrangente classificação: É um CÂNCER que muitos ignorantes(me refiro aos que não detém o saber) insistem em pregar como verdade.Há diversas hipóteses que eles pregam,mas ate hoje ninguém conseguiu explicar se o Amor que é um sentimento nobre e belo tem sexo...

Tudo que é novo nos causa temor,receio, porém é nos arriscando e lutando pelas nossas conquistas que sentimos o sabor da vitória.


Deixem seus comentários!!!

Quer participar da coluna "Pergunte pra Bil"?Envie sua pergunta para pencasdebafon@gmail.com. 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É muito importante a opinião dos LGBTs a respeito desse assunto, pois nós somos os maiores interessados.Eu particularmente nunca tive problemas com isso, minha família, amigos e em todos os lugares que frequento todos me tratam e me aceitaram normalmente, mesmo por que eu acho que ninguém tinha que me aceitar, sou assim e pronto, não sou um estranho para ser aceito em uma sociedade, tenho apenas uma opinião sexual diferente da deles, sei que ai é que está o problema, "ACEITAR E CONVIVER COM AS DIFERENÇAS". Mas graças a Deus nunca tive problemas com isso, talvez seja pelo fato de Brasília ser uma cidade nova e digamos com um público mais 'MODERNO' como o Uirá disse. Sei que muitos sofrem com isso, e infelizmente muitos já perderam a própria vida. mas não podemos ser egocêntricos a esse ponto, precisamos lutar juntos contra essa palhaçada que a sociedade impõe, e que muitas vezes, como o próprio Rick fala: Faz a linha sonsa. Sou Gay, tenho uma família e amigos maravilhosos, tenho um namorado maravilhoso e sou muito feliz e é isso que eu desejo a todos, não só para os LGBTs, pois se eu pensasse assim estaria agindo como os HOMOFÓBICOS.
    Um forte abraço galera e vamos lutar juntos contra a Homofobia.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails