quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

SEXUALIDADE:Estranho ou não? Digam-me vocês.















Outro dia estava passeando pelas ruas de Taguatinga e me deparei com uma Igreja. Ai vocês me perguntam: “-E daí?” Daí que eu reparei que a fachada da Igreja lembrava muito um templo Grego, e isso me fez lembrar o comentário de um amigo: -“... muitas Igrejas, quando podem executar seus projetos, sempre se utilizam de fachadas que remetem aos suntuosos templos da Antiguidade Clássica.” Verdade ou não, eu fiz uma pesquisa e achei vários templos que faziam esta releitura.

Ativista da Igreja Batista com cartaz que diz:"Deus odeias as bichas"
Protesto contra homossexuais durante o enterro de um fuzileiro morto no Iraque. Manifestação da Igreja Batista :"Obrigado Deus pela morte dos soldados".De acordo com eles o agradecimento é por acreditarem que Deus esta castigando os EUA por permitirem homossexuais no país.
Estranho não?
Um local que não aceita a homossexualidade, que diz ser isso uma maldição, doença, enfim... um local onde os fiéis saem às portas do templo com mãos estiradas tentando “curar” manifestantes de uma Parada Gay. Um local como estes buscar inspiração para construir a casa do seu Senhor logo na cultura grega, tão conhecida por seus costumes politeístas (culto a vários deuses), mitologia e personagens homossexuais?
Ou vão me dizer que vocês não sabiam que a mitologia grega está cercada de histórias e relatos contando que os gregos cultuavam o Deus Apolo, com cultos que envolviam relações homossexuais entre homens? Ou mesmo que a famosa Afrodite, a deusa do amor, da beleza, da paixão, era cultuada em rituais que envolviam relações lésbicas? E o que dizer de Dionísio (Baco), deus do vinho, palavra que originou o “bacanal”, pois para ele os cultos eram verdadeiras orgias regadas a muito vinho? É claro que para estas civilizações o sexo não era apenas uma prática em busca de orgasmo, mas sim tido como o amor ao belo, ao sublime e o cultivo da inteligência e da cultura.
Fazia parte da “...formação os jovens tanto em Esparta quanto em Atenas. No exército espartano o amor entre soldados fortalecia o exército. Em nenhum dos dois casos estava excluída a relação com uma mulher, no presente ou no futuro. É com o advento do cristianismo que essas relações passam a ser vistas como pecaminosas.”( Luiz Augusto de Freitas Guimarães)
Que a arte grega é de beleza e inteligência incontestável, nós sabemos... Que ela serviu de base e inspiração para a criação e evolução das artes, música, dança, teatro, também sabemos. Mas não podemos nos fazer de desentendidos e esquecer que se a sociedade grega era organizada, inteligente, filosófica, era essa mesma sociedade formada também por homossexuais organizados, inteligentes e filosóficos e que tiveram sua contribuição nas riquezas deixadas para a História.
Paradoxo ou não, reler a arte de uma civilização pagã, politeísta, e que praticava a homossexualidade juntamente com a heterossexualidade, para então construir um templo que condena tais valores, no mínimo pode gerar umas boas horas de discussão regada a bom um vinho. E viva Dionísio!
Contribuíram: http://www.cav-templarios.hpg.ig.com.br/homossexualidade_na_grecia.htm http://www.spacegospel.com/2007_11_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails