quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

SEXUALIDADE:Homossexual? Desculpe, mas você não pode doar!

Campanha Nacional de Doação de Sangue 2009
Quantos de vocês já assistiram a uma campanha para ”doação de sangue” na televisão?
Muitos.
E quantos de vocês já sentiram vontade, pelo menos naquele instante, de irem ao hemocentro mais próximo fazer sua doação?
Muitos.
E quantos de vocês foram impedidos de doar por serem HETEROSSEXUAIS?

Pois é, muitas pessoas não sabem, mas durante o processo de doação, um responsável lhe pergunta sobre sua orientação sexual, e em caso da resposta ser "homossexual", beijos e abraços, mas seu sangue não nos serve. É claro que a resposta não vem com esse sarcasmo todo, mas da maneira mais sutil que conseguem, eles dão um jeito de dizer que você é considerado um grupo de risco e que de acordo com uma portaria da Anvisa você não pode doar.


A RDC n° 153 de 2004 considera que homens que fizeram sexo com outros homens nos 12 meses que antecedem a triagem clínica devem ser considerados inaptos temporariamente para a doação de sangue.

Uma verdadeira hipocrisia já que com tantas campanhas sendo lançadas pedindo que as pessoas sejam doadoras, e com a clara discrepância entre oferta e procura que acontece no país, homossexuais serem tidos como inaptos temporariamente, revela muito mais preconceito e desatualização quanto aos índices que hoje são vistos em relação às DSTs, do que preocupação e resguardo com a qualidade do sangue coletado.


Para se ter uma idéia, de acordo com a deputada Sueli Vidigal (PDT-ES) em entrevista a revista A Capa “...o país hoje enfrenta uma demanda diária de mais de mil e quinhentas bolsas de sangue...”. A deputada lançou um Projeto de Lei que, se aprovado, irá proibir os bancos de sangue de perguntarem a orientação sexual do doador.

Até onde me informei sei que, independentemente de você ser verdadeiro nas respostas do questionário, seu sangue será analisado antes da utilização, logo, porque não testar todos? Ou alguma outra portaria impede procedimentos laboratoriais em material que provenha de LGBTs?

Doe Sangue e convide alguém a doar! Não é este o lema? Ou seria: Doe sangue e convide alguém não homossexual a doar?

Vamos acordar Brasil!...Se brasileiro é solidário, simpático, altruísta, como muitos nos qualificam, aproveite a iniciativa das pessoas e ponha fim a estereótipos tão ultrapassados!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails